tag:blogger.com,1999:blog-53688812542160361612024-03-13T09:11:37.260-07:00Contemporâneo_EaDBlog - Educação - EaDVagner Luiz da Fonsecahttp://www.blogger.com/profile/15473583234603089833noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5368881254216036161.post-87230476141248517902011-11-11T09:51:00.000-08:002011-11-11T09:51:07.091-08:00II Simpósio de EaD - FE Universidade de Brasília A Faculdade de Educação d Universidade de Brasília estará promovendo o II Simpósio de EaD. Quem desejar inscrever-se, já não conseguirá mais, pois as inscrições foram encerradas. Que pena!!!<br />
Vale conferir:<br />
<a href="http://www.fe.unb.br/noticias/ii-simposio-de-ead-na-unb">http://www.fe.unb.br/noticias/ii-simposio-de-ead-na-unb</a><br />
<br />
<br />
Abraços a todos!!!Vagner Luiz da Fonsecahttp://www.blogger.com/profile/15473583234603089833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5368881254216036161.post-42442735976508905382011-10-24T06:34:00.000-07:002011-10-24T06:34:24.234-07:00Fórum de Educação a Distância Começa hoje o Fórum de Educação a Distância no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Sua duração será de 24 a 26 deste outubro de 2011.<br />
Para Conferir a programação do evento acesse o link: <a href="http://www.cnj.jus.br/images/eventos/ead/programacaofinal_forumead.pdf">http://www.cnj.jus.br/images/eventos/ead/programacaofinal_forumead.pdf</a><br />
<br />
<br />
Ao interessados boa participação.<br />
Ah! Vale lembrar que o evento será transmitido ao vivo via internet. Busque informações sobre como assistir as palestras.Vagner Luiz da Fonsecahttp://www.blogger.com/profile/15473583234603089833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5368881254216036161.post-76028663171679165352011-09-22T22:22:00.000-07:002011-09-22T22:22:41.272-07:00O Designer Instrucional e sua importância<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 12pt 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional constitui um bom conhecedor daquilo que se vai utilizar no planejamento e na aplicação de um curso virtual. A análise das ferramentas, as formas de avaliação, os programas, as formas de interação, o modo com que atividades e conteúdos serão utilizados permite ao <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional cumprir seus objetivos e propósitos quanto ao aluno e ao desenvolvimento de um curso.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional ou <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> educacional, como também é chamado, e os professores conteudista devem possuir propósitos semelhantes, pois um vai auxiliar e dizer ao outro o modo mais adequado de se aplicar conteúdos, atividades, interações e assim sucessivamente, com o foco sempre no perfil do aluno e sua aprendizagem. Segundo Moreira (2008), </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt 106.2pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Designer</i> educacional é, em geral, um profissional com perfil interdisciplinar, em especial nas áreas de educação, comunicação e tecnologia, articulando várias funções. Acompanha o processo desde o planejamento até a etapa de avaliação de um curso ou atividade a distância.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer instrucional</i> pensa o curso, é ele delimita conjuntamente com a equipe o quê, como e quando determinado assunto deve ser trabalhado dentro do Ambiente Virtual Aprendizagem.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Conforme explanações sobre o designer instrucional (ou educacional), expostas nos parágrafos acima, Moreira (2008) apud Bergo (2010), lista algumas etapas que nos ajudam a entender o papel e um pouco do trabalho do Designer Educacional:</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 4cm; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Em geral desenvolve as atividades de: </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Levantamento e análise de necessidades de instrução.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Levantamento do Perfil dos alunos ou usuários.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Concepção e planejamento do projeto.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Conversão ou adaptação dos conteúdos em materiais digitais, adequando-os à mídia digital ou à outra mídia a ser utilizada.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Definição de estratégias pedagógicas como: organização e distribuição dos conteúdos, desenvolvimento do guia de estilo juntamente com o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">webdesigner</i> (imagens, áudio, fontes, cores, personagens, metáforas, menus). </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Colaboração com a autoria na programação de estratégias de aprendizagem e avaliações.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 149.4pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Desenvolvimento de <i style="mso-bidi-font-style: normal;">storyboard</i>.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="color: black;">O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer instrucional</i> torna-se responsável por compreender os objetivos do curso, conhecer o público a ser atendido, compreender as limitações e possibilidades de cada mídia a ser utilizada. Ele deve conhecer e entender o processo de ensino, dominar técnicas de <i style="mso-bidi-font-style: normal;">design</i> e dialogar muito com os autores, professores e responsáveis pela disciplina e pelo curso. Conforme Zalpa (2010), </span></span></div><div style="margin-left: 4cm; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 10pt;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 11pt;">O <i style="mso-bidi-font-style: normal;">design</i> instrucional trabalha com modelos de representações que devem ser bem utilizados, de modo a criar condições favoráveis na concepção dos cursos, visando a qualificação das pessoas. A importância do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">design instrucional</i> é reconhecida porque passa por ele a função de organizar a estrutura de um curso, além de analisar a abordagem pedagógica a ser utilizada, os objetivos a serem alcançados, selecionar os melhores veículos, a melhor forma de aprendizado e estabelecer a periodicidade das avaliações</span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 10pt;">.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Considerando as questões expostas anteriormente, o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional poderá melhor desenvolver suas funções referentes ao desenho educacional: o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de técnicas, métodos e atividades de ensino que visam facilitar a aprendizagem e eficácia na construção do conhecimento, levando em consideração o contexto em que se encontra e as mudanças que provocará nele.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>As práticas e o conhecimento pedagógico do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer instrucional</i> tornam-se extremamente importantes para o desenvolvimento de um curso virtual e para o crescimento educacional do aluno independente da idade, ainda que, cursos nesta modalidade façam grande sucesso e atinja frequentemente o público adulto, que encontra um jeito prático e confortável de aprender, capacitar-se e buscar melhores condições profissionais e destaque no mercado de trabalho. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt 5.65pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>O trabalho planejado pelo <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer instrucional</i> pode ser um grande diferencial em um ambiente virtual de aprendizagem. E pode ajudar de forma objetiva nos processos de interação que devem ocorrer num AVA. Seu trabalho ajuda a criar um novo perfil de ensino onde os participantes passam a ser ensinantes e aprendentes um do outro, criando nos alunos uma relação de reciprocidade dentro de tal contexto possam expressar seu sentido, suas concepções e seus valores. Segundo Almeida e Prado (2008): </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt 4cm; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">para que este processo seja desencadeado é necessário que as malhas da rede comecem a ser tecidas por meio do desenvolvimento de estratégias de planejamento e de mediação, numa perspectiva que concebe o design educacional como um processo em contínuo movimento, aberto a articulação de novos nós conforme emergem novos significados da própria situação ou de outros contextos e redes em que as pessoas se encontram mergulhadas. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span><span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Nota-se, pois, a importância do trabalho desenvolvido por um <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer instrucional</i> ou <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer educacional</i>, pois através da utilização de recursos midiáticos e das ferramentas de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), bem como de seus conhecimentos pedagógicos e da linguagem adotada vai contribuir com grande eficácia para que processos de interação e de ensino-aprendizagem ocorram entre os participantes de um curso virtual, (aluno/professor, aluno/aluno, aluno/tutor). Para Silva et al (2006), </span><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;">em EaD, a linguagem deve conduzir o aluno ao raciocínio crítico, para que ele possa encontrar respostas às questões que se lhe apresentam e construir posicionamentos pessoais.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Do trabalho do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional é que resulta o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">design</i> instrucional, que pode ser considerado uma etapa fundamental e até mesmo a mais importante no planejamento em EaD. Para Bergo (2010), </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt 4cm; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Design</i> Instrucional consiste em uma área da pesquisa educacional voltada à estruturação do processo de ensino- aprendizagem de forma a possibilitar às pessoas aprenderem melhor.Trabalha com métodos variados de instrução, definindo quais e quando utilizá-los para garantir as melhores oportunidades de aprendizagem.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Conforme Filatro (2004), o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Design</i> instrucional</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt 4cm; tab-stops: 4.0cm; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif";">Envolve – além de planejar, preparar, projetar, produzir e publicar textos, imagens sons, movimentos, simulações, atividades e tarefas relacionadas a uma área de estudo – maior personalização dos estilos e ritmos individuais de aprendizagem, adaptação às características institucionais e regionais, atualização a partir de <i style="mso-bidi-font-style: normal;">feedback</i> constante, acesso a informações e experiências externas à organização de ensino, favorecendo ainda a comunicação entre os agentes do processo (professores, alunos, equipe técnica e pedagógica, comunidade) e o monitoramento eletrônico da construção individual e coletiva de conhecimentos. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="color: black; font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>As noções apresentadas anteriormente podem ajudar a compreender tanto a importância do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">designer</i> instrucional, quanto o resultado de seu trabalho: o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">design</i> instrucional, que sem sombra de dúvidas pode-se dizer um dos mais ricos meios de planejamento e desenvolvimento de cursos para a EaD.</span></div>Vagner Luiz da Fonsecahttp://www.blogger.com/profile/15473583234603089833noreply@blogger.com0